[equação de Dirac].



 , /   EQUAÇÃO GERAL DE GRACELI.

 G ψ = E ψ = E [G+ψ ω /c] { ħω [Ϡ ]  [ξ ] [,ς]   }ψ μ / mh/c [ψ(xt)  [x  t ].].





,  /     EQUAÇÃO GERAL DE GRACELI.

 G ψ = E ψ = E [G+ψ ω /c] =   [/ ] /  /   = ħω [Ϡ ]  [ξ ] [,ς]   ψ μ / h/c ψ(xt)  [x  t ]..




          EQUAÇÃO GERAL DE GRACELI.

 G ψ = E ψ = E [G+ψ ω /c] =   [/ ] /  /   = ħω [Ϡ ]  [ξ ] [,ς]   ψ μ / h/c ψ(xt)  [x  t ]..


MECÂNICA GRACELI - FÓTON-MAGNÉTICO DINÂMICA QUÂNTICA RELATIVISTA.

 [G+ψ ω  / c]

 = ordenação de tempo.


 TENSOR G+ GRACELI, = SDCTIE GRACELI, DENSIDADE DE CARGA E DISTRIBUIÇÃO ELETRÔNICA, NÍVEIS DE ENERGIA, NÚMERO E ESTADO QUÂNTICO. + POTENCIAL DE SALTO QUÂNTICO RELATIVO AOS ELEMENTOS QUÍMICO COM O SEU RESPECTIVO  E ESPECÍFICO NÍVEL DE ENERGIA.










,  / [T/   .] /   EQUAÇÃO GERAL DE GRACELI.

 G ψ = E ψ = E [G+ψ ω /c] =   [/ ] /  /   = ħω [Ϡ ]  [ξ ] [,ς]   ψ μ / h/c ψ(xt)  [x  t ]..


,  / [T/   .] /   EQUAÇÃO GERAL DE GRACELI.

 G ψ = E ψ = E [G+ψ ω /c] =   [/ ] /  /   = ħω [Ϡ ]  [ξ ] [,ς]   ψ μ / h/c ψ(xt)  [x  t ]..



lei de Wien (ou lei do deslocamento de Wien) é a lei da física que relaciona o comprimento de onda onde se situa a máxima emissão de radiação eletromagnética de corpo negro e sua temperatura:[1]

 .

Nessa expressão,  é o comprimento de onda (em metros) para o qual a intensidade da radiação eletromagnética emitida é máxima,  é a temperatura do corpo em kelvins, e  é a constante de proporcionalidade, chamada constante de dispersão de Wien, em m.K (metro x Kelvin).

O valor dessa constante é  m.K

O que resulta em:

Conforme a lei de Wien, quanto maior for a temperatura de um corpo negro, menor será o comprimento de onda para o qual a emissão é máxima. Por exemplo, a temperatura da fotosfera solar é de 5 780 K e o pico de emissão se produz a 475 nm =. Como 1 angstrom 1 Å= 10−10 m=10−4 µm resulta que o máximo ocorre a 4 750 Å.






A figura ao lado mostra o espectro da radiação térmica emitida por corpos a várias temperaturas. Ao incidir sobre um corpo, parte da radiação térmica é absorvida (a), parte é refletida (r), e o resto é transmitido (t). A partir do princípio de conservação de energia, tem-se que:

[7]

Lei de Wien relaciona o comprimento de onda em que há máxima emissão de radiação de corpo negro com uma temperatura e determina que o comprimento de onda emitido diminui com o aumento da temperatura:

onde:

 é o comprimento de onda (em metros) no qual a intensidade da radiação eletromagnética é a máxima;
 é a temperatura do corpo negro em Kelvin (K), e
 é a constante de proporcionalidade, chamada constante de dispersão de Wien, em Kelvin-metros (K • m).

Lei de Planck para radiação de corpo negro exprime a radiância espectral em função do comprimento de onda e da temperatura do corpo negro e fornece a distribuição dos comprimentos de onda no espectro em função da temperatura. A maior parte da irradiação ocorre em um comprimento de onda específico, chamado de comprimento de onda principal de irradiação, que depende da temperatura do corpo. Quanto maior a temperatura, maior a frequência da radiação e menor é o comprimento de onda:

onde:

 é a radiância espectral medida em J•s−1•m−2•sr−1•Hz−1
 é a frequência medida em Hertz (Hz)
 é a temperatura do corpo negro medida em Kelvin (K)
 é a constante de Planck medida em Joule por Hertz (J/Hz)
 é a constante velocidade da luz medida em metros por segundo (m/s)
 é o número de Euler
 é a constante de Boltzmann medida em Joule por Kelvin (J/K)

Relacionando com o espectro visível, devido ao comprimento de onda, objetos com temperaturas altas produzem luz de coloração próxima ao azul, enquanto objetos com temperaturas não tão altas podem gerar luz avermelhada (a faixa do espectro seguinte à visível é justamente o infravermelho). Por exemplo, um objeto vermelho quente irradia principalmente ondas longas da faixa visível do espectro (luzes avermelhada e alaranjada). Se for aquecido, passará a emitir menores comprimentos de onda (luzes azulada e esverdeada), e a distribuição das frequências faz a luz parecer branca aos olhos humanos. Esse efeito é chamado de "branco quente". Entretanto, mesmo em temperaturas superiores a 2 000 K, 99% da energia irradiada está na faixa do infravermelho do espectro. Em outros casos, a matéria pode irradiar comprimentos de onda que não podem ser vistos pelo olho humano, como quando a temperatura é relativamente baixa ou extremamente alta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog